Como conseguir patrocínio para seu evento em 5 passos

Como conseguir patrocínio para seu evento em 5 passos

Para a viabilização de um evento, é fundamental que exista um planejamento sólido, um estudo de perfil de público e a participação de patrocinadores. É muito comum que empresas consigam realizar os primeiros 2 itens citados, mas não sabem como conseguir patrocínio para seu evento.

Pensando nisso, elaboramos esta lista com algumas dicas para te ajudar a conseguir o patrocínio para seu evento. Acompanhe!

Monte um planejamento detalhado

Parece óbvio, mas não é muito difícil encontrar eventos que não têm um planejamento detalhado com informações sobre os custos do evento, materiais necessários, cronograma de atividades, entre outros. Um planejamento benfeito é a porta de entrada para conseguir patrocinadores para seu evento, pois demonstra seriedade e compromisso.

Descubra para quem será interessante

Pedir patrocínio a uma empresa que não tem relação com o tipo de público que estará presente em seu evento não trará bons resultados ao patrocinador e poderá comprometer sua imagem no mundo dos eventos. Por isso, busque patrocinadores que tenham algum tipo de similaridade com a proposta central do evento, liste-os e organize-se para realizar os contatos.

Prepare a apresentação do evento

A apresentação do evento a um possível patrocinador é fundamental; afinal, é nesse momento que você vai conquistar a atenção e o interesse dele em participar de seu evento.

Uma boa ideia é usar modelos de apresentação mais “clean”, trabalhando apenas com tópicos e imagens. Além de estar na moda, essa estética permite expor o conteúdo de forma prática, clara e direta. Lembre-se de que o possível patrocinador não pode ficar com a sensação de estar perdendo tempo ao atendê-lo, mas sim sentir que está diante de uma oportunidade imperdível.

Divida o valor necessário em cotas

Dividir o valor total de que seu evento necessita em cotas de participação vai ajudar na hora de prospectar patrocinadores. O sistema ideal de cotas funciona da seguinte maneira:

  • Cotas diamante: cada uma representa 25% ou 50% do valor total necessário para se realizar o evento;
  • Cotas ouro: cada cota ouro deve representar metade de uma cota diamante;
  • Cotas prata: cada cota prata deve representar metade de uma cota ouro;
  • Cotas bronze: cada cota bronze deve representar metade de uma cota prata; e
  • Apoio: é destinada a empresas que contribuirão com permutas ou com o fornecimento direto de materiais. Geralmente representam valores inferiores aos da cota bronze.

É importante que, ao se vender todas as cotas de um determinado nível, chegue-se ao valor total necessário para se realizar o evento. Além disso, também é fundamental definir a quantidade de cotas disponíveis de cada nível e o que será disponibilizado de exposição em cada uma. Afinal, uma empresa que adquiriu uma cota bronze não deve ter a mesma visibilidade de uma empresa que adquiriu uma cota diamante.

Apresente os resultados ao patrocinador

Mais importante do que conseguir um patrocínio é apresentar resultados de eventos anteriores ao patrocinador. Incluir em sua apresentação cases de sucesso passará credibilidade e vai demonstrar os resultados que podem ser alcançados ao se investir em seu evento.

Após o evento, é imprescindível que você encaminhe ao patrocinador o resultado do evento em que ele investiu,demonstrando que ele atingiu os resultados esperados e estabelecendo uma conexão para futuros eventos.

Fonte: Fildi Hotel e Eventos